4min de leitura
Fevereiro / 24
A Área de Compras é a responsável pelo suprimento de diversos recursos, para seu pleno funcionamento. Isso inclui equipamentos e acessórios para escritórios, contratação de serviços diversos e também insumos para produção e fabricação de produtos.
Os profissionais dessa área costumam lidar com uma demanda muito grande de informações. Além da função original de suprir com recursos adequados, essa área mantém foco no aumento da lucratividade.
Em algumas organizações a contratação de serviços corriqueiros de manutenção e compras de materiais de escritório são descentralizadas, mas obedecem a uma diretriz criada pela Área de Compras.
No caso de empresas estrangeiras, a Área de Compras é também conhecida como PROCUREMENT e essa nomenclatura passou a ter uma maior relevância a partir de 2005.
Chamamos de SOURCING ( fonte : tradução para o português ) ao processo que faz parte de PROCUREMENT e na verdade onde começa o fluxo. A identificação, análise e negociação com fornecedores é o foco dessa etapa, assim como a preocupação com custos (redução de preços e manutenção de consumo). Dependendo do segmento e do porte da empresa, esse processo pode variar, mas numa visão generalista. As fases envolvidas aqui são:
Necessidades do Negócio (Levantamento de custos por fornecedor para se chegar ao volume anual e poder identificar oportunidades) .
Pesquisa de Mercado / Desenvolvimento do fornecedor e Estratégia (Solicitações, Propostas, Cotações, Avaliação de Receita, Market Share, Análise de Insumos Críticos e da Estratégia x Risco) .
Escolha de fornecedores (Saúde Financeira , Cumprimento de Prazos, Condições de Pagamento e Compliance) .
Incorporação e Condução (Monitoramento do desempenho e busca de oportunidades).
No caso de PROCUREMENT, traduzido para o português como aquisição ou compra, a palavra passa a ter maior abrangência no ambiente corporativo, afinal, encontramos aqui, além das etapas envolvidas em SOURCING, outras ações estratégicas, conforme segue:
Registro de Compras (Histórico de Compras, Quantidades, Variações de Preços e Entregas) .
Recebimento de pedidos (Monitoramento das Entregas Padrões de Qualidade, Quantidade, Extravios e Cumprimento de Prazos).
Padronização de processos (Ciclos de Demandas e Contratos) .
Requisitos ambientais (Regras de Sustentabilidade-Biocombustível e Matérias Primas Recicláveis) .
Impacto social (Diretrizes com foco em Barulho, Poeira, Mão de Obra Escrava, Fraudes e Subornos) .
Tecnologia (Integração com outros Sistemas de Gestão).
Logística (Normas de Segurança no Transporte).
A forma como uma empresa encara o papel de sua Área de Compras é exclusiva e diferente de outras organizações, afinal isso tem a ver com a sua história e cultura. Algumas empresas de pequeno porte conseguem gerir bem a relação com seus fornecedores através de SOURCING estratégico. Todavia, é importante ressaltar que o setor de Compras deve sempre levar em consideração alguns pilares do PROCUREMENT, tais como a busca qualificada de parceiros, a monitoria da qualidade das entregas e o estabelecimento de um ciclo de compras estratégico.
Os consultores da ÚNICA INVESTIMENTOS podem trabalhar uma solução terceirizada em PROCUREMENT para a sua empresa ou então desenvolver pontualmente um fornecedor na China ou outro país, através de uma solução envolvendo importação direta “door to door” (Conta e Ordem ou Encomenda).
Osvaldo Vital, Administrador CRA-SP 45.363
Consultor Empresarial da ÚNICA INVESTIMENTOS